Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente!

Arquivo de Dados

Os arquivos de dados, armazenam os registros de dados, segundo as estruturas e restrições definidas no dicionário de dados.

Um arquivo de dados no OpenBASE é categorizado em função dos conjuntos dos objetos básicos do MER original, ou seja, representam os conjuntos de Entidades e Relacionamentos.

Assim sendo, o OpenBASE oferece dois tipos básicos de arquivos de dados:

Em condições especiais um Arquivo Entidade pode assumir a qualidade de Arquivo Tabela e um Arquivo Relacionamento a qualidade de Arquivo Consulta.

O uso dos arquivos Tabela e Consulta, ocorre quando existe a necessidade de se definir em um Banco de Dados, arquivos que já foram definidos em outros Banco de Dados, ou seja, implementar interseções de Banco de Dados sem que haja redundância.

Na Linguagem de Definição de Banco de Dados OpenBASE, Arquivos Entidades e Relacionamentos podem ainda ser categorizados em função do MER estendido (MER/E) porém estas categorizações não impõem novas regras ou controles ao OpenBASE.

Para o OpenBASE, o uso das extensões propostas pelo MER/E é puramente documentacional, ou seja, todas as regras e controles baseiam-se na implementação do MER original (padrão).

Havendo uso das extensões, o OpenBASE converte as categorias propostas pelo MER/E para as categorias básicas do MER original. Veja Tabela de Conversões.

Tabela de conversões

MER estendido

MER original / OpenBASE

Obs

Entidade autônoma

Entidade

(**)

Entidade associativa

Entidade

(*)

Entidade de ligação

Entidade

(*)

Entidade composta

Entidade

(**)

Sub-entidade

Entidade

(**)

Entidade complementar

Relacionamento

(**)

Entidade fraca

Relacionamento

(*)

Relacionamento

Relacionamento

(*)

(*) podem ser definidas na LDBD porem são convertidas pelo DEFINE para as categorias do MER original.

(**) não podem ser referenciadas na LDBD; devem ser definidas segundo o MER original.

Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente!