Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente!

Sub-esquemas

No OpenBASE, um Banco de Dados pode ser manipulado de maneira Extremamente flexível com relação as aplicações e suas respectivas necessidades de manipulação de dados. Isto significa dizer que dado um Esquema de um Banco de Dados qualquer, podem ser definidos também sub-esquemas que irão manipular porções deste Banco de Dados.

O Esquema do qual foram tirados os sub-esquemas, passa a ser Chamado de Esquema Global. Assim sendo, em um sub-esquema pode ser "vistas" partes do Esquema Global. A definição destas partes, é feita pelo projetista do Banco de Dados e são especificas para cada aplicação.

Para que este recurso seja utilizado no OpenBASE, todos os arquivos declarados no sub-esquema devem existir no Esquema Global.

É obrigatório que o tipo do arquivo no sub-esquema deva ser compatível com o do Esquema Global. Da mesma forma, os itens declarados nos arquivos do sub-esquema devem encontrar correspondentes no Esquema Global, conservando também o tipo e tamanho do item.

Um dos principais motivos para a implementação deste recurso no OpenBASE, é a considerável economia de memória principal que pode ser obtida, pois o dicionário gerado a partir do sub-esquema será menor do que aquele gerado no Esquema Global.

Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente!