OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente  Anterior  Sumário  Fale conosco!  Próximo

Estrutura de Esquema

Declaração do Banco de Dados (Opção Diário)

O arquivo diário pode ser criado para um banco de dados específico, bastando para isso, que na declaração do dicionário de dados, seja especificado:

banco [<percurso>] <nome_bd> <codigo_de_segurança> [Diario[=<arq>] [Diarec[=<arq>]

Onde:

<arq> é o nome do arquivo Diário, criado para o banco de dados nome_bd, que guarda a imagem posterior do registro, refazendo transações completadas (dados do registro após este ser modificado). Se for especificada a cláusula <Diarec>, a imagem anterior do registro (dados do registro antes deste ser modificado) e a imagem posterior do registro (dados do registro após este ser modificado), são guardadas no arquivo diário.

Pode-se também reduzir, de forma significativa, o tamanho do arquivo diário, bastando-se para isso, especificar a cláusula LOGICO, na declaração do dicionário de dados, conforme:

banco[<percurso>]<nome-bd><codigo_de_segurança> [Diario[=<arq>][LOGICO]

  [Diarec [=<arq>][LOGICO]

Com a cláusula LOGICO, são gravados no arquivo diário, os registros lógicos, isto é, somente a área de dados, sem o cabeçalho com os endereços dos registros anterior e seguinte.

Declaração do Dicionário de Dados

Descrição

<percurso> <nome_bd>    O percurso do dicionário de dados deve ser especificado entre aspas, caso contenha espaço em branco em seu nome.

Exemplos

banco "c:\Arquivo de Programas\banco\teste"

OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente Anterior Sumário Fale conosco! Próximo