OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente  Anterior  Sumário  Fale conosco!  Próximo

Opções de Controle

$Controle Maxicab

Propósito

Com esta opção, definida na primeira linha do esquema do banco de dados, (neste caso será aplicada para todos os arquivos do banco de dados), ou definida para um determinado arquivo, os endereços dos registros passam a ter 4 bytes em vez de 3 bytes. Com isso a quantidade de registros em um arquivo aumenta, permitindo-se armazenar uma quantidade de dados muito maior no arquivo, já que a quantidade de endereços nos arquivos passam a ser bem maior.

$PRIMBIN

Propósito

Tal opção é especificada em um arquivo, no esquema do banco de dados, caso o primeiro item do arquivo seja binário (I,B,D ou M). Deve-se ter cuidado, pois caso o número do registro onde o primeiro item for binário, seja múltiplo de 255, o sistema operacional o considera como registro deletado.

$Controle Uppercase

Propósito

Na especificação de um esquema, utiliza-se a opção $Controle Uppercase, para que os nomes dos arquivos e itens sejam convertidos para letra maiúscula.

Sintaxe

$Controle Uppercase

Argumentos

Opção utilizada na estrutura de um esquema de um banco de dados OpenBASE, para que os nomes de itens e arquivos, sejam gerados em letra maiúscula. Útil, ao se utilizar aplicativos que tratam banco de dados OpenBASE, como: geral e utilitários (bddesc, bdadic, bdindc, bdveri, etc), que são sensitivos a letra minúscula/maiúscula.

Exemplos

$Controle uppercase

banco teste 1 arqrecup

nome: tabela E

    codigo(0) U02

    nome (0) U20

Seria gerado, após a compilação deste esquema:

TABELA    E

CODIGO    U02

NOME    U20

$Controle Inibin

Propósito

Evita que itens binários do tipo D2 ou D4, tenha os bits invertidos, caso o processador seja Intel.

Sintaxe

$ Controle Inibin

Utilização

Útil para evitar problemas, na ordenação de datas de campos binários D4, D2, já que tais itens são binários invertidos (bits são agrupados, do fim para o início).

$controle nomegrande

Propósito

Ao se especificar, $ controle nomegrande, na primeira linha de um esquema de um banco de dados OpenBASE, permite-se que os nomes do dicionário de dados, arquivos e itens tenham até 63 bytes de tamanho, e não mais 10 bytes (arquivos) e 12 bytes (itens).

Exemplos

$controle nomegrande

banco banco_com_nomegrande 1 

nome: arquivo_com_nome_muito_grande e

  item_com_nome_grande (0) U02

OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente Anterior Sumário Fale conosco! Próximo