OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente  Anterior  Sumário  Fale conosco!  Próximo

Desenvolvimento de aplicativos - RAD

O OpenBASE disponibiliza as funções e rotinas de manipulação de Bancos de Dados para serem utilizadas pelas linguagens Visuais Basic, Delphi ou outras ferramentas RAD, podendo, assim, ser elaborados aplicativos para acessar Bases de Dados OpenBASE utilizando variadas ferramentas de desenvolvimento.

O acesso aos Bancos de Dados OpenBASE pode ser feito através de bibliotecas dinâmicas (DLLs do OpenBASE), através dos recursos ODBC (Driver ODBC do OpenBASE) ou utilizando interfaces COM e DCOM para acessar objetos e métodos OpenBASE. Os componentes OpenBASE podem ser disponibilizados para aplicativos desenvolvidos em diversos ambientes de programação, por exemplo:

As ferramentas RAD (Rappid Application Development) possuem, geralmente, as seguintes características:

As funções e objetos OpenBASE estão agrupados em duas bibliotecas de ligação dinâmica (DLLs), conforme a seguir:

ROTWIN32.DL

Biblioteca principal com as rotinas básicas de acesso ao Banco de Dados OpenBASE.

CLIWIN32.DLL

Similar a biblioteca ROTWIN32.DLL, porém as rotinas são voltadas para aplicações cliente dentro de uma arquitetura CLIENTE/ SERVIDOR em redes TCP-IP.

O módulo CLIWIN32.DLL inclui as funções para arquitetura cliente/servidor e permite desenvolver aplicativos cliente cujos servidores podem residir em qualquer outra plataforma, local ou remota, conforme veremos nos exemplos apresentados. As funções (ou rotinas) e métodos incluídos nessas bibliotecas dinâmicas permitem acessar e controlar Bancos de Dados OpenBASE. Apresentamos a seguir as novidades do OpenBASE nesta área.

OpenBASE! o Banco de Dados Inteligente Anterior Sumário Fale conosco! Próximo