Anterior Sumário Próximo OpenBASE! o Banco de Dados inteligente. Fale conosco!

EXT()

Propósito

Retornar por extenso um valor numérico.

Sintaxe

EXT (<exp.N1>, <exp.N2>, <exp.N3>, <exp.N4>)

Argumentos

<exp.N1>

representa um valor numérico ou FLOAT para retorno do extenso.

<exp.N2>

representa um FLAG para determinar a chamada da função, e pode ser, 1 para primeira chamada e 0 para chamadas posteriores.

<exp.N3>

representa o tamanho para cadeia a ser retornada.

<exp.N4>

representa um FLAG para determinar o complemento do extenso. 0 representa o extenso apenas no plural, 1 representa o extenso no plural e singular, e 2 representa que nada será adicionado ao extenso.

Utilização

Retorna uma cadeia de caracteres representando um valor numérico por extenso no plural e singular. Por DEFAULT EXT (), retorna o extenso para REAIS, bastando utilizar o comando SET EXT TO para alterar o retorno desta função.

Para invocar pela primeira vez, <exp.N2> deve ser igual a 1. Para continuar a exibição do extenso deve-se invocar a função EXT () com <exp.N2> igual a 0 até que EXT () retorne um cadeia vazia.

Esta função ignora o número de casas decimais do valor passado. Caso <exp.N4> seja igual a 1 EXT (), compreende que o número tem duas casas decimais. Para evitar isto, utiliza-se <exp.N4> igual a 0, para que EXT (), compreenda que se trata de um valor inteiro. Quando <exp.N4> for igual a 2, significa que não serão atribuídas medidas ao valor retornado.

Muito útil na exibição valores numéricos por extenso em programas de folhas de pagamento, controle de pedidos, controle de estoque ,etc...

Exemplos

O exemplo a seguir mostra-nos a utilização desta função. Experimente mudar os argumentos e utilizar o comando SET EXT TO.

val_num = 1234567

var_cad = EXT (val_num,1,30,1)

DO WHILE ! EMPTY (var_cad)

  ? var_cad

  var_cad = EXT (val_num,0,30,1)

ENDDO

* Exibirá: doze mil e trezentos e quarenta e cinco reais e sessenta e sete centavos

Consulte

$LENTMP, SET DEVICE e SET EXT.

Anterior Sumário Próximo OpenBASE! o Banco de Dados inteligente. Fale conosco!