Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente.

Ambientes OpenBASE em rede

O OpenBASE implementa o modelo de processamento distribuído, que inclui a arquitetura cliente-servidor, utilizando os protocolos de rede e os mecanismos padrão de comunicação entre processos. O OpenBASE Servidor e o OpenBASE Cliente, por serem sistemas abertos, ambos executam em sistemas operacionais UNIX, Windows 9X, Windows NT e Windows 2000.

Arquiteturas OpenBASE

O OpenBASE está disponível em três arquiteturas:

OpenBASE com arquitetura central

Na arquitetura Central, os Bancos de Dados, os Servidores e os aplicativos OpenBASE residem no mesmo equipamento, interagindo com os usuários através de conexões Telnet, seja utilizando interfaces seriais ou redes locais.

OpenBASE com arquitetura cliente-servidor

O modelo de computação cliente-servidor é um caso particular (e o mais comum) do modelo de computação distribuída. Um sistema pode ser cliente ou servidor, dependendo do relacionamento em que estiver envolvido, ora provendo ou solicitando serviços. Na prática, com o objetivo de otimizar a relação custo/benefício, cada sistema se especializa nas funções de cliente ou de servidor.

Na arquitetura Cliente-Servidor, os bancos de dados OpenBASE e os servidores de bancos de dados residem em um único equipamento (estação servidor), sendo que os programas aplicativos que utilizam esses bancos de dados são executados em outros equipamentos (estações cliente).

A grande vantagem desta arquitetura, além da descentralização do processamento, é a diminuição do tráfego na rede, uma vez que todas as operações de banco de dados são realizadas nos servidores.

OpenBASE com arquitetura Cliente/Multiservidor

Na arquitetura Cliente/MultiServidor os bancos de dados são distribuídos em mais de um equipamento. Neste caso, são instalados, em cada equipamento, os servidores de banco de dados, que desempenham os papeis de servidores e clientes. Os programas que utilizam os banco de dados distribuídos são executados em equipamentos Cliente, assim como na arquitetura Cliente-Servidor.

Plataformas OpenBASE

O OpenBASE é um Sistema de Banco de Dados aberto, obedecendo aos padrões internacionais da tecnologia da informação e possuindo, em conseqüência, as características fundamentais de interoperabilidade e portabilidade que permitem:

O OpenBASE executa em plataformas UNIX e Windows nas arquiteturas acima referenciadas. Atualmente, são distribuídas versões para Windows 9X, Windows ME, Windows NT, Windows 2000 assim como versões para os seguintes "sabores" UNIX: LINUX , SOLARIS, AIX, HP-UX, SCO, FreeBSD e QNX.

Anterior Próximo Sumário Fale conosco! OpenBASE! o Banco de Dados inteligente.